EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PELA TRANSFORMAÇÃO DO HOMEM

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Os problemas provocados pela ação humana ao planeta são vários e significativamente baseados na utilização insensata e insustentável dos recursos naturais. Além disso, fenômenos sociais como o preconceito, a discriminação e a intolerância, além da miséria, pobreza e ruptura de preceitos democráticos, revelam outra faceta do caos ambiental que marca nossa era: as dificuldades idiossincráticas da espécie humana em lidar consigo mesma, de forma equilibrada e ética.

O mundo contemporâneo passa por uma crise de valores, de perfis estéticos de percepção humana do todo natural e, acima de tudo, de valorização da Terra. De certa forma, nunca na história da humanidade esteve-se tão distante do íntimo planetário, do todo que se compreende como "natureza" e que é dissociado em demasia do complexo sistema que caracteriza a vida. Evidencia-se, nesse contexto, a necessidade de novos modelos de atuação antrópica no planeta, seja em relação à conservação e preservação dos recursos bióticos e naturais, seja em relação à própria humanidade, que carece de mais sensíveis estratégias de construção de justiça ambiental e equidade social.

Qualquer possibilidade de mudança do homem e de sua forma de pensar e atuar no mundo é necessariamente cultural. Criar novos valores e sentidos ambientais, ressignificar outros antigos, esquecidos nas lacunas do tempo, figuram como alicerces fundamentais para qualquer esperança de futuro da humanidade e de dignidade da vida dos outros seres. Para tal, processos educativos que sensibilizem, capacitem e incentivem as pessoas para panoramas éticos de sobrevivência e existência na Terra, construídos sob os preceitos da ecologia e da ecosofia, da educação ambiental crítica e da sustentabilidade real, revelam-se valiosos instrumentos para a mudança da nefasta realidade percebida atualmente, em todo o globo.

Justamente nesse sentido, Delton Mendes tem se destacado por oferecer cursos, capacitações, palestras e workshops ambientais e ecoculturais em diferentes linguagens, para diversos públicos, de crianças a adultos, com temas que vão desde a natureza e a ecologia, o corpo humano e o planeta, até a astrobiologia e a astronomia. Sempre com objetivo de afetar e estimular para a mudança e para a transformação do mundo humano, mais de 10 mil pessoas já ouviram, participaram e acolheram alguma das atividades de Delton, propostas neste site, revelando que é possível educar e sensibilizar para um novo mundo, em diferentes instâncias da sociedade.

Agradecemos por sua visita a esta plataforma virtual e, desde já, convidamos-lhe a conferir as outras sessões, inclusive as formas de contratar (também há gratuidade) os projetos educativos para sua escola, universidade, bairro, comunidade e até mesmo casa (projeto "Ciência em casa"). E que a luta por uma nova realidade de mundo se torne real pela educação e colaboração coletiva.

Um mundo em crise

FRITJOT CAPRA

A educação para uma vida sustentável deve ensinar os princípios básicos da ecologia e, com eles, um respeito profundo pela natureza viva.

CARL SAGAN

O nosso planeta é um pontinho solitário na grande escuridão cósmica circundante. Em nossa obscuridade, no meio de toda essa imensidão, não há nenhum indício de que, de algum outro mundo, virá socorro que nos salve de nós mesmos.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now